CONECTE-SE
LOCALIZAÇÃO

Casa do Povo de Nordestinho

Estrada Regional S/n 

CP 9630-230

Santo António Nordestinho

Nordeste, São Miguel, Açores

HORÁRIO

Centro Cultural - 8h00 - 16h30 

 

CATL's - 14h00 - 18h00 (Verão 13h - 17h)

Casa do Povo de Nordestinho

8h30-12h30 - 13h30-16h30

Siga-nos no facebook

CARATERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

    A Casa de Povo de Nordestinho é equiparada a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que nasceu a 1 de Abril de 1980. É uma entidade coletiva de utilidade pública, de base associativa, constituída por tempo indeterminado, com o objectivo de promover o desenvolvimento e bem-estar da comunidade, regendo-se pelos seus estatutos e pelas disposições legais aplicáveis.

 

    É constituída pelos seus órgãos próprios: A Assembleia Geral; a Direção e o Conselho Fiscal, todos eles compostos por três membros. Esta sobrevive dos apoios do Estado e da Segurança Social.

   A instituição tem a sua sede na freguesia de Santo António de Nordestinho, concelho de Nordeste, mas para além desta abrange a área das freguesias São Pedro de Nordestinho, Algarvia e Achada.

       

      A Casa de Povo de Nordestinho integra as seguintes valências: Centro Comunitário, Centro de Atendimento de Acolhimento Familiar e Centro de Atividades de Tempos Livres.

 

    O Centro Comunitário tem como finalidade a confeção de trabalhos em bordados, rendas, costura e artigos de decoração. Funciona com uma técnica responsável, que é apoiada por voluntárias e beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI). Também fazem parte dois técnicos superiores de ação social que elaboram um trabalho de seleção e encaminhamento dos beneficiários com problemas de integração social na família ou na comunidade, em compensação da execução ou ajuda de trabalhos para benefício da sociedade que fazem parte.

 

  Quanto ao Centro de Atendimento de Acolhimento Familiar, é constituído por dois ajudantes sócio familiares. Prestam serviço de apoio ao domicílio e de atendimento permanente no concelho, a famílias carenciadas, com problemas de integração social e familiar e acompanham os beneficiários de rendimento social de inserção.

 

    Finalmente, no que diz respeito ao Centro de Atividades de Tempos Livres, este abrange quatro ateliês, localizados em quatro freguesias distintas: São Pedro de Nordestinho, Santo António de Nordestinho, Algarvia e Achada. Com exceção do CATL da Algarvia, que opera numa sala da escola local, que se encontra em funcionamento, todos os outros operam em salas de escolas que já se encontram encerradas. Funcionam em horário parcial, constituídos por Ajudantes de Educação, duas educadoras de infância e duas professoras do primeiro ciclo, cada qual no respetivo CATL.

ESTATUTOS Novos Casa do Povo